Sobre o desenvolvimento da UFDPar
Etapas da criação legal da UFDPar
Trâmite das etapas de criação da UFDPar
Últimas notícias
Temer: criação de universidades mostra atenção do governo com educação superior

Publicado: 11/04/2018 19h44Última modificação: 11/04/2018 20h11

Planalto: Educação
universidades1-1.jpg

Foto: Alan Santos/PR

Presidente Michel Temer sancionou nesta quarta-feira (11) projeto de lei que cria as unidades de ensino nas regiões de Parnaíba (PI) e Garanhuns (PE)

 

Duas universidades ampliarão o acesso dos estudantes brasileiros e garantirão o desenvolvimento da educação no Nordeste, de acordo com o presidente da República, Michel Temer. Ele sancionou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), com sede em Parnaíba (PI), e da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), com sede em Garanhuns (PE).

 

Saiba mais...

Em Coletiva com a imprensa parnaibana, o Diretor Alex Marinho destaca percurso até a criação da UFDPar

 

Reportagem: TV Costa Norte

img20180320190304749.jpg

Deputados aprovaram projeto que cria duas universidades federais na região Nordeste. Texto será enviado à sanção presidencial.

(Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) o Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A matéria, aprovada na forma de um substitutivo do Senado, será enviada à sanção.

 

A novidade no texto dos senadores é a criação de outra universidade por desmembramento, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), oriunda da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

De acordo com o texto, a UFDPar será integrada pelo campus de Parnaíba, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da Universidade do Piauí alocados nesse Campus.

 

Saiba mais...

Senado aprova criação de três universidades federais no interior do país

 

Senado Notícias, Agência Senado, Da Redação | 27/02/2018, 20h20

 

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (27), em votações simbólicas e unânimes, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que determinam a criação de três universidades públicas: Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

 

Saiba mais...

imagem_senado_CE.jpg

Foto: Pedro França/Agência Senado

Comissão de Educação aprova criação de três universidades em cidades do interior

 

Senado Notícias, Agência Senado, por Sergio Vieira | 27/02/2018, 16h24

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (27) projetos relatados pelos senadores Wellington Fagundes (PR-MT) e Armando Monteiro (PTB-PE), que criam universidades federais nas cidades de Rondonópolis (MT), Garanhuns (PE) e Parnaíba (PI). As propostas seguem em regime de urgência ao Plenário do Senado.

 

Saiba mais...

Câmara aprova criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba

 

 19/12/2017 - 20h07. Atualizado em 20/12/2017 - 00h05. 

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5272/16, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A matéria será enviada ao Senado.

 

Saiba mais...

Câmara aprova quatro projetos que criam universidades federais

19/12/2017 - 16h30. Atualizado em 19/12/2017 - 23h17.

 

Deputados aprovaram a criação das universidades federais de Catalão e de Jataí, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás; da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, por desmembramento da Universidade Federal do Piauí; e da Universidade Federal de Rondonópolis, por desmembramento de campus da Universidade Federal de Mato Grosso.

Saiba mais...